luto

Morreu a costureira aposentada Gisele da Silva dos Santos

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: arquivo pessoal

A costureira aposentada Gisele da Silva dos Santos, 66 anos, nasceu em Porto Alegre. Filha de Maria Sueli Cabral e Antidio da Silva, ela era a segunda entre nove irmãos. 

Gisele foi casada com o aposentado João Carlos dos Santos, 67 anos. Desta união, eles tiveram quatro filhos, Eliana, Elaine, Jonatas e Jones, e duas netas, as gêmeas Gysele e Endyoline, 8. 

Conforme Eliana, Gisele se dava bem com todos os irmãos e ajudou na criação dos mais novos. Quando jovem, a santa-mariense trabalhou por muito tempo como empregada doméstica. 

- Fora do horário de trabalho, para começar a costurar, ela pegava um caderninho e trena e ia de casa em casa oferecendo os serviços. Anos depois, Gisele fez um curso, formando-se em Corte e Costura - lembra, com carinho, Eliana. 

Durante um tempo, a santa-mariense também trabalhou em uma casa militar, e adorava costurar fardamentos, de acordo com a filha, e se especializou em alfaiataria. Mais recentemente, trabalhava em casa. Costura era a atividade preferida da santa-mariense.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Eliana ajudava à mãe no trabalho sempre que podia e tem boas lembranças destes momentos. 

- Para mim, ela era mãe, pai, amiga, alegre, guerreira e sorridente. Nunca a vi mal-humorada. Era de bem com a vida e brincalhona - diz Eliana. 

Gisele foi a "construtora do lar", como gostava de chamar a própria casa, sonho que cultivou e começou a realizar. 

Durante sete anos, a santa-mariense se vestiu de Papai Noel para alegrar as crianças da vizinhança. Depois que as netas nasceram, se vestia de Mamãe Noel para encantar as pequenas. 

No lar, moram Eliana, Jonas e Jonatas. Segundo Elaine, que morava perto da mãe, a família estava sempre em contato: 

- Somos unidos. Estamos juntos a todo momento e foi a mãe quem semeou isso em nós. Ela constantemente usava a frase "a união faz a força".

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Aos domingos, a matriarca preparava o almoço e fazia questão que todos se reunissem à mesa, pontualmente, ao meio-dia. A aposentada também adorava arrumar as mesas de natal, decorando a celebração com dedicação à família.

- Continuamos mantendo as tradições que ela nos deixa. Embora seja difícil, é bom recordar dela e sempre será.

Elaine guarda doces lembranças de uma mãe carinhosa: 

- Ela conhecia cada um dos filhos. Ao olhar para a gente, já sabia como estávamos, se alegres ou tristes. Entendia tudo de cada um, as qualidades e defeitos, mas amava a todos igualmente. 

Gisele da Silva dos Santos morreu em decorrência de uma pneumonia, em 4 de junho. Ela foi sepultada, no dia seguinte, no Cemitério Ecumênico Municipal de Santa Maria.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Falecimentos Santa Maria e Região Anterior

Falecimentos Santa Maria e Região

Próximo

Morreu o aposentado Enio Angelo Dotto